Telma Leda Gomes de Lemos

Professora do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica – Universidade Federal do Ceará (UFC)

E-mail: tlemos@dqoi.ufc.br

Telefone: +55 (85) 3366.9366

Formação Acadêmica:

• Graduação em Farmácia Bioquímica, Universidade Federal do Ceará, UFC (1974)
  • Mestrado em Química, Universidade Federal do Ceará, UFC (1980)
  • Doutorado em Farmacognosia, University Of Mississippi, USA (1986)

Linhas de Pesquisa:

• Química de Produtos Naturais
  • Biotecnologia
  • Síntese Orgânica

Laboratório de Biotecnologia e Produtos Naturais (LBPN)

” A profa. Telma Leda tem experiência em Química de Produtos Naturais, Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: constituintes químicos ativos de plantas do Ceará, óleos essenciais, atividade antioxidante. Atua também na área de Biocatálise com modificações de compostos orgânicos usando células íntegras e enzimas imobilizadas como biocatalisadores. Atualmente no LBPN  (Laboratório de Biotecnologia e Produtos Naturais) estão sendo desenvolvidas duas linhas de pesquisas: Química de Produtos Naturais e Biocatálise. Na química de Produtos Naturais, realizam-se estudos de plantas do Ceará usadas na medicina popular das popular das espécies: Lippia sidoides (alecrim-pimenta), Cnidoscolus phyllacanthus (favela), Sambucos australis,(sabugueiro), Peschiera affinis (grão de galo) Capraria biflora, (cha de calçada) Magonia glabrata (tingui de bola).  O estudo fitoquímico consta de isolamento e caracterização dos constituintes por métodos espectroscópicos, com acompanhamento de bioensaios entre estes: antioxidante. O ensaio antioxidante é realizado pelo método de seqüestro de radical usando DPPH [1,1-difenil,2-picrilhidrazil] comparado com os padrões. Neste bioensaio testamos óleos essenciais de plantas do Ceará, extratos e substâncias puras  objetivando descobrir novas fontes de antioxidantes naturais. A partir de produtos naturais abundantes, como acido cinâmico, estão sendo desenvolvidos produtos mais especificamente ésteres objetivando a caracterização química, obtenção de novos derivados com acompanhamento destes derivados no controle de glicemia e hipercolestemia.

Na área de Biocatálise/Biotecnologia, temos como objetivo o uso de plantas, como células íntegras especialmente das espécies Vigna unguiculata,(feijão de corda) Manihot, (macaxeira e mandioca), manipueira, Cocos nucífera (água de coco) e dos refugos industrias “cascas dos frutos” de Laranja (Citrus sp), cascas dos frutos de Passiflora edullis, torta das sementes de: Glycine max (soja), gergelim, girassol além de legumes como gengibre como biocatalisadores em reações orgânicas, principalmente em reduções seletivas de cetonas/aldeídos, compostos contendo grupo nitro, duplas ligações etc. Estão sendo desenvolvidas também reações envolvendo a resolução de racematos contendo alcoois quirais e ésteres usados na indústria de cosméticos e farmacêutica. Dando continuidade, serão realizadas reações com enzimas imobilizadas em alginato e outros suportes apropriados e testadas em reações de acetilação de álcoois. Nestas reações serão avaliadas os parâmetros ideais para cada reação: como solvente, pH, temperatura, quantidade de enzimas etc. As reações enzimáticas serão ampliadas em modificações químicas de produtos naturais majoritários isolados de plantas ou na obtenção de substâncias com valor comercial.”