Mais uma Patente concedida a Pesquisadores do PGQUIM: Resina odontológica promove efeito anti-inflamatório e formação de tecido ósseo

Data de publicação: 14 de janeiro de 2022. Categoria: NOTÍCIAS

A 24ª patente concedida a UFC (4ª patente concedida ao PGQUIM) pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) se refere a invenção de uma inovadora resina odontológica com característica de promover efeito anti-inflamatório sobre a polpa dentária, ser autoadesiva e de induzir formação de um novo tecido dentinário. Tudo isso sem causar a citotoxicidade característica das resinas atualmente comercializadas. O produto só foi possível devido a obtenção de novas nanoartículas bioativas capazes de carrear fármacos em associação a resinas fotopolimerizáveis usadas em clinicas odontológicas. O trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Química de Materiais Avançados (GQMat) coordenado pelo professor Pierre Fechine da PGQuim em colaboração com o professor Victor Feitosa da Faculdade de Odontologia Paulo Picanço. A invenção foi intitulada “MATERIAL ODONTOLÓGICO RESINOSO AUTOADESIVO PARA PROTEÇÃO DO COMPLEXO DENTINO-PULPAR” foi fruto da pesquisa da ex-aluna de Doutorado da PGQuim Elayne Valério Carvalho.