Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Prêmio Capes de Tese – Edição 2024

Data de publicação: 8 de abril de 2024. Categoria: NOTÍCIAS

Edital nº 04/2024 – Prêmio CAPES de Tese

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio CAPES de Tese – Edição 2024, referente às melhores teses de doutorado defendidas em 2023.

O prêmio engloba certificados, troféus, bolsas de estágio pós-doutoral em instituições nacionais e premiações em dinheiro.

Para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese, as teses devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

I. Terem sido registradas na Plataforma Sucupira da CAPES;

II. Terem sido defendidas em 2023;

III. Terem sido defendidas no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação;

IV. Terem sido defendidas em Programa de Pós-Graduação stricto sensu que tenham tido, no mínimo, uma tese de doutorado defendida em 2023.

As informações do título da tese, do orientador e dos coorientadores devem estar atualizadas na Plataforma Sucupira, uma vez que essas informações serão utilizadas para divulgação do resultado de premiação e emissão dos certificados.

As teses serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

I. Originalidade do trabalho;
II. Relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social;
III. Metodologia utilizada;
IV. Qualidade da redação;
V. Estrutura/organização do texto;
VI. Qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese.

Caso haja empate nas pontuações finais, os trabalhos serão ordenados segundo os seguintes critérios de desempate:
I – Maior pontuação no critério Originalidade do Trabalho;
II – Maior pontuação no critério Relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social;
III – Tese defendida em programa de pós-graduação da região Norte.

O Programa de Pós-Graduação em Química realizará a pré-seleção das teses a serem indicadas ao Prêmio CAPES de Tese.

Para isso, o(a) discente deverá preencher o formulário de inscrição disponível no site e encaminhar a seguinte documentação para o email pgquimufc@dqoi.ufc.br até o dia 22 de abril de 2024:

• Recibo do formulário de inscrição devidamente preenchido;
  • Exemplar completo da Tese selecionada;
  • Declaração assinada pelo autor, concordando com a inscrição de sua tese no prêmio;
  • Mini resumo da tese (até 500 caracteres);
  • Foto (JPEG) do autor da tese em alta resolução (300DPI);
  • Exemplares de artigos e/ou livros aceitos para publicação, ou ainda outros produtos relevantes decorrentes da tese poderão ser considerados pela comissão de julgamento do prêmio.

Período de inscrições: até 22/04/2024.

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/ytkG7M8rzDY8xUr3A

Link do edital: https://pgquim.ufc.br/wp-content/uploads/2024/04/edital-04-2024.pdf