Mais uma patente de invenção concedida ao PGQUIM-UFC: Gel magnético odontológico remove enzimas prejudiciais e auxilia na preservação dos dentes
Data da publicação: 9 de novembro de 2022 Categoria: NOTÍCIASA 31ª carta patente concedida à Universidade Federal do Ceará foi desenvolvida pelo Grupo de Química de Materiais Avançados (GQMat) do PGQUIM-UFC em colaboração com o curso de odontologia. A invenção se refere a um gel odontológico preparado com nanopartículas magnéticas associadas a inibidores da degradação da rede de colágeno dos dentes. O tratamento pode ser realizado com a simples aplicação de um ímã, aumentando a resistência à degradação do dente. Os inventores são Victor Pinheiro Feitosa (Faculdade de Odontologia Paulo Picanço), Walter Zenobi (PPGO-UFC), Madiana Magalhães Moreira (PPGO-UFC), Davino Machado Andrade Neto (egresso do PGQUIM e professor do IFCE) e Pierre Basílio Almeida Fechine (Coordenador do GQMat-UFC).
Na figura abaixo, pode-se ver uma interface da restauração com a coloração em verde marcando as enzimas, no grupo Magnetic 2% não existe presença delas.
Para mais informações, ver notícia completa nos links abaixo: