Mais uma Patente concedida a Pesquisadoras do PGQUIM

Data de publicação: 6 de junho de 2022. Categoria: NOTÍCIAS

A 30ª patente concedida à UFC pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) intitulada COMPOSIÇÃO DE SUPOSITÓRIO RETAL DE MATRIZ HIDROFÍLICA À BASE DE ÁCIDO BETULÍNICO NANOESTRUTURADO PARA APLICAÇÃO EM TERAPIA DE CARCINOMA COLORRETAL, se refere a invenção inovadora de um supositório de matriz hidrofílica contendo o bioativo hidrofóbico ácido betulínico carreado de forma de nanoemulsão para o tratamento in loco de carcinoma colorretal. Estrategicamente foi utilizado um tensoativo que confere maior disponibilidade local do fármaco. A administração retal do supositório pode minimizar a toxicidade da quimioterapia e apresentar vantagens sobre outras vias, como acessibilidade quando os pacientes estão inconscientes, vomitando ou incapazes de engolir, ou quando rejeitam a via parenteral. O material desenvolvido promoveu a liberação controlada do bioativo e com comprovada atuação in vitro contra células de carcinoma colorretal. Além disso, mostrou-se menos citotóxico em células não tumorais em relação ao bioativo na forma livre.

Assinam a patente as Professoras Nágila Ricardo e Nilce Gramosa do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, e a doutoranda Louhana Moreira Rebouças do Programa de Pós Graduação em Química da UFC. Também são responsáveis pela invenção: Alexandre Carreira da Cruz Sousa; Tamara Gonçalves de Araújo; Fátima de Cássia Evangelista de Oliveira e Emília Maria Alves Santos.