Dra. Marie-Alda Gilles-Gonzales da University of Texas Southwestern Medical Center ministrará palestra e minicurso em nosso programa

Data de publicação: 18 de julho de 2023. Categoria: NOTÍCIAS

A professora Dra.Marie-Alda Gilles-Gonzales da University of Texas Southwestern Medical Center estará visitando nosso Programa, quando ministrará um minicurso (Ideal Mentors come from unexpected places, nos dias 31/07, 01/08, 03/08, 04/08 às 14h) e uma palestra (Making sense of oxygen, dia 27/07 às 14h). Mais detalhes desses eventos segue abaixo. Inscrições para o minicurso no formulário ao final desse documento.

Dia 27/07 às 14h – Anfiteatro da PG em Química, bloco 940, Palestra: Making sense of oxygen

Ementa: A profa. Dra. Gilles-Gonzalez foi pioneira na descoberta de uma nova função biológica para a proteínas hêmicas, antes conhecidas somente no transporte de gases e em catálise. Criou o termo “heme-based sensors” para identificar tais proteínas envolvidas na percepção de moléculas pequenas, como gases diatômicos (ex. a molécula de oxigênio). A partir daí diversos sistemas foram descobertos em todos os reinos da natureza e envolvidos em múltiplas funções biológicas, da virulência bacteriana e regulação de biofilme ao controle da pressão arterial humana e nosso relógio biológico. Uma série de sensores de oxigênio foram estudados pela Dra. Gilles-Gonzalez com detalhamento molecular e mecanístico , com importantes implicações médicas e na agricultura, o que será explorado nessa palestra.

Dias 31/07, 01/08, 03/08 e 04/08 às 14h – Anfiteatro da Pós-Graduação em Química, bloco 940, Mini-curso: Ideal mentors come from unexpected places

Ementa: No minic

urso serão apresentadas descobertas clássicas de dois importantes Nobelistas, suas experiências científicas e de vida, bem como a influência direta deles na carreira de vários cientistas, inclusive da ministrante. Uma mergulho histórico e científico na carreira de dois ícones da ciência, que tiveram “percalços” surpreendentes e impacto diverso na ciência: Dr. Gobind Khorana (prêmio Nobel de 1968, “interpretação do código genético e sua função na síntese de proteínas”) e Dr. Max Perutz (prêmio Nobel em 1962, resolução da estrutura da hemoglobina). Essas inspiradoras histórias devem conter conselhos direcionados aos aspirantes a cientista.