Docentes do PGQUIM na Diretoria da Sociedade Brasileira de Química (SBQ)

Data de publicação: 2 de junho de 2020. Categoria: NOTÍCIAS

A posse dos novos dirigentes eleitos da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) foi realizada nesta segunda, dia 01/06, através de uma assembleia geral virtual. Nesse dia, o professor Luiz Gonzaga de França Lopes tomou posse como vice-presidente da SBQ. Além disso, os docentes Adonay Rodrigues Loiola e Wladiana Oliveira Matos também assumiram como dirigentes da secretaria regional-CE.

Conheça a nova diretoria da SBQ, para o biênio 2020-2022.

Romeu Cardozo Rocha Filho

Presidente Sucessor
Shirley Nakagaki Bastos

Vice-Presidente
Luiz Gonzaga de França Lopes

Secretário Geral
Fernando de Carvalho da Silva

Secretário Ajunto
Márlon Herbert F. B. Soares

Tesoureiro
Lídia Moreira Lima

Tesoureiro Adjunto
Carolina Horta Andrade

Ceará
Diretor – Adonay Rodrigues Loiola
Vice-diretor – Francisco Helder Almeida Rodrigues
Tesoureiro – Wladiana Oliveira Matos

LUIZ GONZAGA DE FRANÇA LOPES

Programa de Pós-Graduação em Química (PGQUIM) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992) e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (1997). Realizou estágio de pós-doutorado nos Estados Unidos, 1997-1998 no Boston College e foi pesquisador visitante entre 2010-2011 no National Cancer Institute/NIH/Estados Unidos. Foi diretor da divisão de química inorgânica da Sociedade Brasileira de Química (2012-2014), Secretário Adjunto (2018-2020) sendo atual o Vice-Presidente da SBQ. Foi coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Química Inorgânica (2003-2008) e em Química (2009-2010 e 2015-2020). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Editor Associado do periódico Química Nova. Integrante do banco de avaliadores do BASis/INEP. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Bio-Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: complexos metálicos liberadores de NO, ativadores de sGC, complexos metálicos anti-tubrculostáticos, etc.

Como Vice-Presidente da SBQ, que contribuição você espera dar à SBQ?

Como Vice-Presidente da SBQ pretendo continuar me empenhando em ações que promova o fortalecimento da SBQ junto a comunidade da Química Brasileira, defendendo os interesses da sociedade, bem como buscar ações que promovam uma maior aproximação da ciência (como um todo) com a sociedade.

ADONAY RODRIGUES LOIOLA

Bacharel em Química (UFC, 2004), mestre em Química Inorgânica (UFC, 2006) e doutor em Química (UFC, 2009, com estágio sanduíche na Universidade de Manchester). Professor adjunto da UFC desde 2013, coordenador do Laboratório de Materiais nanoestruturados e pesquisador dos programas de pós-graduação em Química e de Engenharia e Ciências de Materiais, onde orienta projetos de mestrado e doutorado. Atua nas linhas de pesquisa que envolvem 1) síntese e caracterização materiais nanoporosos voltados para aplicações de caráter ambiental, 2) imobilização de enzimas para otimização de processos catalíticos e 3) síntese e caracterização de nanopartículas cristalinas. É coautor de 16 artigos científicos. Nos últimos anos realizou missões de trabalho de pesquisa na Universidade de St Andrews, Escócia e Universidade Tecnológica de Braunschweig, Alemanha. É membro da Sociedade Real de Química-RSC (Royal Society of Chemistry) e da Sociedade Brasileira de Química-SBQ, nesta última exercendo o cargo de secretário da regional CE. Como docente, tem atuado na implementação do uso de metodologias ativas, em particular a sala de aula invertida.

WLADIANA OLIVEIRA MATOS

Professora Associada I da Universidade Federal do Ceará na área de Química Analítica. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos. Atuou como Professora Visitante na University of Aberdeen, Aberdeen-Escócia, desenvolvendo atividades de pesquisa sobre especiação de arsênio em alimentos. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Elementos Traços por Métodos Espectrométricos, Preparo de Amostras e Especiação Química Elementar.