Orientanda da Profa. Elenir do PGQUIM está entre os vencedores da 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Data de publicação: 1 de julho de 2023. Categoria: NOTÍCIAS

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os ganhadores da 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Essa premiação reconhece e valoriza o trabalho de estudantes que se destacaram em suas áreas de atuação.

Nesta edição, foram contemplados estudantes de graduação bolsistas dos programas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica, assim como estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) do CNPq. Também foi incluída uma nova categoria, o Mérito Institucional, que premia instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq, com bolsistas inscritos no Prêmio.

Os vencedores demonstraram excelência em seus relatórios finais, os quais foram considerados de alta qualidade e relevância para os objetivos dos respectivos programas em que são bolsistas. Além do reconhecimento, os premiados terão a oportunidade de participar da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho, em Curitiba (PR), com os custos cobertos pelo CNPq.

Os agraciados receberão prêmios em dinheiro e bolsas de estudo, variando de acordo com a categoria em que foram premiados. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 26 de julho, durante a Reunião Anual da SBPC, no campus da Universidade Federal do Paraná (PR).

Dentre os premiados, a aluna Ana Beatriz Nogueira Lima, orientanda da professora Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro do PGQUIM, foi premiada na categoria Bolsista de Iniciação Científica da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Essa conquista é um reconhecimento merecido pelo seu excelente trabalho e dedicação na pesquisa científica.

Leia a matéria completa em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/premios/cnpq-anuncia-os-vencedores-da-20a-edicao-do-premio-destaque-na-iniciacao-cientifica-e-tecnologica

Categoria Área do Conhecimento Agraciado(a) IES Título do Trabalho
Iniciação Científica
Ciências Exatas, da Terra e Engenharias Ana Beatriz Nogueira Lima UFC Obtenção de filmes poliméricos a partir dos polissacarídeos do cogumelo agaricus brasiliensis visando tratamento de feridas cutâneas.
Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes Abraão Filipe Marques de Oliveira UFV Infância, estéticas da diferença e midiatização: po(est)éticas em torno do caso da criança de São Mateus.
Ciências da Vida Marcella Maringolo Cristovão USP Controle transcricional de EZH2 no câncer agressivo de tiróide.
Iniciação Tecnológica
Ciências Exatas, da Terra e Engenharias Marcos Silva de Sousa UFMA Interação Fármaco-Fármaco: Obtenção de Uma Nova Dispersão Sólida de Etionamida e Ácido Acetilsalicílico para a melhoria do Tratamento da Tuberculose.
Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes Michel Victor de Castro da Silva UFMA Produção e aplicação de histórias em quadrinhos na educação básica: Contribuindo para o desenvolvimento de uma educação antirracista, emancipatória e democrática.
Ciências da Vida Ana Flávia Chaves Uchôa UFPB Carreadores Lipídicos Nanoestruturados funcionalizados a base de óleo de copaíba aplicados ao tratamento do câncer de mama.
Iniciação Científica Júnior
Ciências Exatas, da Terra e Engenharias Ana Júlia Santos Lopes UFRN Estratégias instrucionais baseadas em dados para o desenvolvimento para o desenvolvimento do técnico em aquicultura.
Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes Isabella Mayumi Gondo UEM A Lei Maria da Penha e o Enfrentamento da Violência Doméstica no Ambiente Escolar.
Ciências da Vida Paulo Henrique Souza Marazzi Diniz UFMG Via Des-Arg9 -Bradicinina/B1R: Lesão Hepática na COVID-19.
Mérito Institucional Universidade Federal de Campina Grande UFCG