Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Prêmio Ícaro de Sousa Moreira – Edição 2024

Data de publicação: 7 de fevereiro de 2024. Categoria: NOTÍCIAS

Edital Nº 01/2024

Concessão do Prêmio Ícaro de Sousa Moreira

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará, divulga o Edital para Concessão do Prêmio Ícaro de Sousa Moreira, que destacará as publicações científicas na área de Química, sob os aspectos de relevância e qualidade científica, publicadas durante o ano de 2023 por estudantes regularmente matriculado(a)s.

O Prêmio Ícaro de Sousa Moreira tem como objetivo divulgar e estimular a produção científica e tecnológica do(a)s estudantes do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará (PGQUIM-UFC), que se destacaram COMO PRIMEIRO AUTOR(A) em publicação científica, desde que possua referência completa durante o ano de 2023 em periódico indexado com fator de impacto mínimo de 3,5 (três vírgula cinco) de acordo com o Journal Citation Reports (JCR). Não serão consideradas publicações com status in press no ano de 2023.

As inscrições deverão ser realizadas pelo(a) estudante ou por seu(sua) orientador(a) no período de 15/02/2024 a 10/03/2024, seguindo os procedimentos abaixo:

1º O(A) candidato(a) deverá preencher o formulário online disponível em http://www.pgquim.ufc.br/formulario-premio-icaro-de-sousa-moreira/;

2º A documentação relacionada no item 10 deste Edital deverá ser organizada em arquivo único, formato PDF, numerada em sequência e enviada para pgquimufc@dqoi.ufc.br, ASSUNTO: Prêmio Ícaro Moreira / EDITAL 01/2024.

O deferimento do pedido de inscrição do(a) candidato(a) está condicionado à apresentação de todos os documentos abaixo relacionados:

• Recibo do formulário de inscrição a ser enviado pelo(a) estudante e/ou pelo orientador(a) (http://www.pgquim.ufc.br/formulario-premio-icaro-de-sousa-moreira/);
  • Cópia da primeira página (constando a referência completa, incluindo Digital Object Identifier, DOI) da produção científica publicada em periódico indexado;
  • Histórico escolar atualizado do(a) estudante.

A premiação será concedida a até 5 (cinco) estudantes regularmente matriculado(a)s no PGQUIM-UFC, por área de concentração, sendo concedido somente uma única vez durante a matrícula do(a) estudante no mestrado e/ou uma única vez durante a matrícula do(a) estudante no doutorado.

A premiação em dinheiro será atribuída a até 3 (três) estudantes, sendo selecionado(a)s pelo PGQUIM-UFC como: PRIMEIRO, SEGUNDO e TERCEIRO colocado(a)s, na ordem de maior fator de impacto da revista da publicação científica.

A classificação de que trata o item 3 levará em consideração a área de concentração do(a) candidato(a) (definida no ato da inscrição) não sendo permitida a repetição de área entre o(a)s classificado(a)s.

As áreas de concentração de que trata o item 4 são: Físico-Química, Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica.

Serão concedidas até cinco (05) menções honrosas distribuídas de forma equitativa para cada uma das áreas concorrentes, com estas outorgas sendo incluídas nos históricos escolares dos(as) estudantes no PGQUIM-UFC.

O(A)s orientadore(a)s dos trabalhos inscritos neste Edital devem estar credenciados no PGQUIM-UFC. A premiação consiste de:

• Certificados de premiação assinados pelo(a) Coordenador(a) do PGQUIM-UFC para os(as) estudantes;
  • Certificados de premiação assinados pelo(a) Coordenador(a) do PGQUIM-UFC para o(a) orientador(a) de cada estudante;
  • Auxílios financeiros de até R$ 2500,00 (dois mil e quinhentos reais), R$ 1500,00 (mil e quinhentos reais) e R$ 1000,00 (mil reais) para o(a)s candidato(a)s classificado(a)s, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Os auxílios financeiros de que tratam o item 8.3. serão concedidos para participação em eventos científicos no país ou no exterior para os(as) estudantes premiados, desde que estejam regularmente matriculados(as) no PGQUIM-UFC no período da realização do evento.

As menções honrosas não farão jus ao auxílio de que trata o item 8.3.

Mais informações em edital.