PGQUIM participa da III Exposição Arte sob o Microscópio

Data de publicação: 23 de outubro de 2019. Categoria: NOTÍCIAS

III Exposição Arte sob o Microscópio tem como objetivo apresentar imagens obtidas por diferentes técnicas de microscopia em formato de exposição artística. O evento acontecerá no Museu de Arte da UFC (MAUC), no período de 29/10 a 29/11 de 2019. Nos dias da exposição a imagem escolhida, por voto popular, receberá uma menção honrosa. A imagem intitulada “Samambaia de metais”, selecionada para participar da exposição, faz parte do trabalho de doutorado da aluna Ana Aline Coelho Alcanfor do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC, integrante do Grupo de Eletroquímica e Corrosão (GELCORR), orientanda do Prof. Dr. Pedro de Lima Neto. Esta micrografia foi obtida com ampliação de 10 000x para a liga metálica prata-estanho (AgSn) eletrodepositada sobre a superfície de ouro (Au) em meio de Solvente Eutético baseado em Cloreto de Colina e Etilenoglicol a 80 ºC, apresentando morfologia semelhante a uma samambaia, por isso o nome artístico, “Samambaia de metais”. As ligas metálicas de AgSn possuem aplicações em eletrocatálise e na constituição de componentes eletrônicos, substituindo ligas metálicas que usam o metal pesado chumbo (Pb).

Vocês estão convidados a prestigiar essa exposição de Ciência e Arte e votar na “Samambaia de metais”!