Eletroquímica de Materiais
Projetos de Pesquisa
1. (Bio)sensores para avaliação de contaminantes emergentes em produtos de pesca
2. Eletrodeposição de materiais metálicos a partir de eletrólitos não aquosos baseados em líquidos iônicos e em solventes eutéticos
3. Modificação química de superfícies condutoras
Esta linha de pesquisa está relacionada a estudos básicos e tecnológicos dos seguintes temas:
- Corrosão: estuda-se o desenvolvimento de materiais de alta resistência à corrosão e que tenham potencialidade de aplicação nas condições operacionais do pré-sal, nanopartículas como carreadores de inibidores de corrosão em tintas, camadas de conversão alternativas às camadas de cromato e novas moléculas inibidoras de corrosão que sejam ecologicamente amigáveis.
- Eletrocatálise: estuda-se o desenvolvimento de cátodos e ânodos para a eletrólise da água, para oxidação de pequenas moléculas orgânicas e para a reação de redução de oxigênio.
- Eletrodeposição de metais e ligas: estuda-se as a modificações de superfícies metálicas com compostos orgânicos, complexos metálicos e enzimas para a detecção de moléculas biológicas e contaminantes ambientais, como por exemplo: NO, dopamina, serotonina e pesticidas.
- Sensores eletroquímicos: estuda-as a modificação de superfícies metálicas com compostos orgânicos, complexos metálicos e enzimas para a detecção moléculas biológicas e contaminantes ambientais, como por exemplo: NO, dopamina, serotonina e pesticidas.
- Tratamento de efluentes: estuda-se o desenvolvimento de matérias eletródicos para a remoção eletroquímica de poluentes orgânicos em águas residuárias.
Orientadores