40ª Carta Patente da UFC / LabPIM/ PGQUIM-UFC

Data de publicação: 24 de fevereiro de 2023. Categoria: NOTÍCIAS

A mais recente CARTA PATENTE BR nº 102018004126-6 da UFC intitulada “PREPARAÇÕES COSMÉTICAS COM AÇÃO HIDRATANTE, ANTIOXIDANTE E FOTOPROTETORA CONTENDO EXTRATOS DA ESPÉCIE SPONDIAS PURPUREA L., VEICULADOS OU NÃO EM NANOPARTÍCULAS LIPÍDICAS E POLIMÉRICAS”, consiste em produtos que utilizam substâncias naturais que são cada vez mais atraentes, haja vista o crescimento do setor de produtos cosméticos com apelo vegano e a necessidade de reduzir impactos ao meio ambiente.

Assim , a presente invenção trata de preparações cosméticas contendo extratos polifenólicos obtidos a partir das cascas do caule da espécie Spondias purpurea L. veiculados de forma livre ou incorporados em nanopartículas lipídicas ou poliméricas. Estes nanocosméticos, voltados para o cuidado com a pele, apresentam ação hidratante, antioxidante e fotoprotetora contra a radiação UV.

Esta carta patente é o resultado da dissertação de mestrado do aluno Francisco Alessandro Marinho Rodrigues, que atualmente está cursando o doutorado em nosso programa.

Parabéns a todos os envolvidos!!