Aprovação no Edital 21/2022, PROBRAL-PROJETOS DE COOPERAÇÃO ENTRE O BRASIL-ALEMANHA – CAPES/DAAD.

Data de publicação: 6 de dezembro de 2022. Categoria: NOTÍCIAS

No último dia 29 de novembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado da seleção do Programa Brasil-Alemanha (PROBRAL), edital nº 21/2022. Das 30 iniciativas selecionadas em todo o país, apenas três são da região Nordeste, sendo uma da Universidade Federal do Ceará. A proposta aprovada é coordenada no Brasil pela Profª Dra Nágila Ricardo, líder do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais (LabPIM), do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, do Centro de Ciências. E na Alemanha, pela Profª Dra Katharina Landfester, diretora do Max Planck Institute for Polymer Research em Mainz. O projeto, cujo título é “Nanossistemas poliméricos/magnéticos como carreadores de bioativos para aplicações anticâncer” pretende contribuir com o desenvolvimento de nanomateriais oriundos de fontes naturais e renováveis, que representem potenciais aplicações terapêuticas no tratamento de diversas linhagens de células cancerígenas. O PROBRAL concede bolsas a docentes e a estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado. O programa é resultado da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).