Publicação de Pesquisadores do PGQUIM vira capa da Revista ENERGY & FUELS

Data de publicação: 21 de novembro de 2022. Categoria: NOTÍCIAS

O paper dos professores André Henrique e Rivelino Cavalcante, membros do PGQUIM, intitulado “Synergy of Analytical Approaches Enables a Robust Assessment of the Brazil Mystery Oil Spill“, foi escolhido para estampar a capa da revista Energy & Fuels (Volume 36, Issue 22).

Link: https://pubs.acs.org/journal/enfuem

O paper é resultado de uma pesquisa realizada nos últimos 3 anos acerca do misterioso óleo que atingiu todo o litoral nordestino no segundo semestre de 2019. Foi realizada uma análise aprofundada do mais extenso derramamento de óleo no Brasil. Pesquisadores brasileiros do PGQUIM e do Labomar da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com pesquisadores de instituições canadenses  e norte-americanas  de renome (Woods Hole, MIT, Universidade da Califórnia, e outras) realizaram a análise mais detalhada do óleo que atingiu o Nordeste do Brasil em 2019/2020.

As principais descobertas, das quais inéditas, foram:

1) O óleo que atingiu o Brasil em 2019/2020 não era óleo cru e sim óleo combustível;
2) O óleo derramado é uma mistura de 2 tipos de óleos comumente usados em navios de transporte;
3) O óleo pode ter sido fabricado recentemente ou nos anos 1940 e 1950, o que indica que a hipótese de um naufrágio antigo da segunda guerra não pode ser descartada. A outra hipótese é a de um navio em trânsito.
A falta de coleta rápida de material em navios estrangeiros suspeitos na época por parte das autoridades brasileiras restringiu a possibilidade de comparação. As análises  dos pesquisadores podem auxiliar a decifrar a origem do derramamento e entender os atuais impactos ambientais.